sexta-feira, 14 de maio de 2010

«Vamos pelo rio... Arade»

No passado dia 10 de Maio, realizámos uma visita de estudo pelo Rio Arade. Fomos a pé até ao Clube Naval que se situa na Zona Ribeirinha da nossa cidade, onde estavam à nossa espera duas simpáticas senhoras que se disponibilizaram para nos levar num passeio matinal bastante agradável.
Entrámos na barca com a ajuda de dois senhores, de uma certa idade, que nos fizeram sentir seguros. À medida que íamos navegando, observámos em primeiro lugar os aspectos da margem direita como o Museu, o Convento de São Francisco, a Polícia Marítima, o Porto Comercial, a Fortaleza de Santa Catarina e a Marina. Quando chegámos perto da barra, começámos a sentir alguma instabilidade devido à proximidade do alto-mar. A partir deste momento, o timoneiro voltou para trás mais perto da margem esquerda onde pudemos constatar que se trata de uma zona mais calma com as suas paisagens naturais. Vimos o Forte de São João, a vila de Ferragudo, a Doca Pesca, passámos por baixo da ponte velha, pela ferroviária e pela ponte rodoviária seguinte. Nunca imaginámos que nesta última ponte houvesse tantos ninhos de pombos!
No final da viagem, a fome já apertava e a nossa professora levou-nos até ao Jardim 1º de Dezembro para lancharmos. Trata-se de um espaço verdejante, decorado com azulejos, onde estão retratados alguns episódios históricos.
Na escola, conversámos sobre esta aventura muito especial que foi preparada, em segredo, pela professora, para acalmar os nervos de uma semana agitada pelas Provas de Aferição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este texto "mostra-nos" todo o passeio. A quem o escreveu: Parabéns!
Bjks
Pais do Pedro