terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Esqueleto inquieto

Era uma vez um esqueleto que vivia numa sala de aulas, sempre quieto, sem ter nada que fazer. Tinha sido o esqueleto de alguém que não gostava de estar quieto e custava-lhe estar ali assim, sem se mexer.
Um dia, no intervalo das aulas, saiu disparado para o recreio, onde os rapazes jogavam à bola com alarido e fervor. Tinha saudades, coitado. Parece que, em tempos, tinha sido o esqueleto de um grande jogador.
Os rapazes é que não acharam graça e fugiram a correr. Haviam de os ver. Todos gritavam e nenhum foi capaz de olhar para trás. Só ficou a bola, que não tinha pernas. Ainda tentou rolar, mas o esqueleto foi atrás dela e aplicou-lhe um pontapé. Zás!
Foi um chuto em cheio, fenomenal, e esse é que foi o mal. Foi a bola e foi o pé, com os seus vinte e seis ossinhos, mais uma tíbia, uma rótula, um perónio e também uma clavícula. Os ossos do esqueleto espalharam-se no recreio. Havia várias costelas, um fémur, um cúbito, um rádio e uma omoplata. A coluna vertebral ficou no meio.
Tivemos de apanhar os ossos e remontar o esqueleto para a professora não se zangar. Ele tinha vindo pelos próprios pés, mas quem iria acreditar? Foi uma trabalheira fenomenal, mas quando tocou a campainha só faltava uma vértebra dorsal. Tinha-a levado o Pintas, que é o cão da escola. Trouxemos outro que estava na casota dele, meio abandonado. Era um osso roído, já em mau estado. Cheirava um bocadinho mal, mas ficou muito bem a fazer de vértebra dorsal.
E pronto, o esqueleto estava outra vez de pé, quieto, muito parado, talvez arrependido, ou talvez dorido e magoado. Quanto à bola nunca mais a vimos. Desapareceu. «Que grande pontapé! Este esqueleto foi de certeza o esqueleto de um grande jogador», disse eu. Depois olhei para ele e vi-o sorrir, satisfeito, com os dentes todos à mostra.
Álvaro Magalhães

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida prof.Paula, gostei muito de ler e interpretar o«Esqueleto inquieto» so espero que os meus amigos tenham gostado.Adeus!

Barbara madeira

Unknown disse...

Muitos parabéns aos alunos da turma C e à professora Paula Carlos. O blog está muito bom.
Continuem... e um bom trabalho para este ano lectivo.
Bjs.
Ana Filipa Mateus